quinta-feira, 23 de junho de 2011

Visita do 9º ano à FIOCRUZ

   Foi "show" o passeio à FIOCRUZ !
   Os alunos se comportaram muito bem e aproveitaram os conhecimentos transmitidos.
   Oswaldo Cruz foi médico,cientista e sanitarista brasileiro que lutou para combater doenças que matavam muitas pessoas no início do século XX:  febre amarela, malária, peste bubônica e varíola. Ganhou vários prêmios no exterior. Entretanto, os governantes brasileiros não acreditavam em seu potencial. Por volta de
1903, muitas pessoas morreram de febre amarela, cujo mosquito transmissor é o "Aeges eagypti".
  O grande médico contou com o auxílio de outro grande mestre da medicina: Carlos Chagas. Os dois mostraram ao governo da época a importância do saneamento básico.
  Os alunos aprenderam que, no início do século xx, houve um movimento conhecido como a "Revolta da Vacina". A população não queria tomar vacinas. A vacina contra a varíola, por exemplo, era feita com o pus da vaca infectada pela doença (Imaginou?!). A substância era colocada num corte feito em cruz nos braços das pessoas.
  Antigamente, a higiene na cidade do Rio de Janeiro era precária, pois, sem saneamento básico, as fezes das pessoas era jogadas nas ruas. Além disso, ratos circulavam livremente disseminando doenças. A situação chegou a um ponto que o governo pagava ( 300 réis) por cada rato capturado. Mas ... como o brasileiro é muito "criativo", houve gente que passou a criar ratos em casa para vender. Logicamente, isto piorou ainda mais a situação.
  O Instituto Oswaldo Cruz foi idealizado pelo próprio Oswaldo Cruz que morreu em 1916, com 44 anos, de insuficiência renal, mas deixou a toda a população brasileira legado na luta contra doenças que hoje estão erradicadas ou com um percentual de contaminação baixíssimo. Além disso, deixou de herança a Fundação Oswaldo Cruz que já produziu 60% das vacinas do mundo! (Uau!)
  Valeu, Oswaldo Cruz! Temos orgulho da nossa escola ficar localizada no bairro que tem seu nome!

Frase famosa do médico: " O saber contra a ignorância, a saúde contra a doença, a vida contra a morte..."
Produção textual : Prof.ª Jurema (Língua Portuguesa)

A seguir tem um vídeo com as fotos tiradas no passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário